ic_fluent_ios_chevron_24_regularCreated with Sketch.
ic_fluent_ios_chevron_24_regularCreated with Sketch.

Qual o espaço de tempo entre manutenções de câmaras frigoríficas ?

25 de junho, 2020

Se é utilizador de câmaras frias, neste artigo vamos apresentar-lhe algumas dicas de manutenção para que as suas câmaras frias funcionem sempre perfeitamente.

As câmaras frigoríficas podem funcionar em três modos, com o modo de congelamento a exigir as maiores precauções:

• Congelamento: Temperatura abaixo de -4ºC

• Refrigeração: Temperatura entre -4 e 20ºC

• Aquecimento: Temperatura entre 20 e 40ºC.

1. Pré-arrefecimento de mercadorias

Se funcionar no modo de refrigeração ou congelamento, a mercadoria deve ser pré-arrefecida pelo tempo necessário para entrar na câmara frigorífica a uma temperatura próxima à temperatura da câmara. Caso contrário, pode ocorrer o efeito de choque de temperatura, que fará com que a temperatura da câmara aumente, dificultando o seu correto funcionamento e prejudicando a cadeia de frio dos restantes produtos já refrigerados.

2. Carregamento de mercadorias

Um dos maiores erros que os utilizadores de câmaras frigoríficas cometem é carregar mercadorias com a câmara fria e as portas abertas.

Há duas razões pelas quais não deve fazê-lo:

1. Ao abrir as portas, perdemos frio/calor que deve ser gerado novamente ao gastar mais energia.

2. Se trabalha no modo de congelamento, ao abrir as portas, entra a humidade que irá gerar gelo no evaporador e condensação na mercadoria.

Se a câmara frigorífica funcionar no modo de congelamento e as portas estiverem abertas durante muito tempo, num local com humidade, será criado tanto gelo no evaporador que o degelo automático não será suficiente para eliminá-lo. Para resolver isto, deve remover toda a mercadoria da câmara e colocá-la no modo de aquecimento, para que o evaporador aqueça e derreta o gelo em meia hora.

Carregar mercadorias em câmaras frigoríficas no modo de arrefecimento ou aquecimento não é tão crítico como no modo de congelamento. Nestes casos, ao abrir as portas, perderemos apenas a temperatura.

3. Distribuição de mercadorias

Para o bom funcionamento do ciclo do ar e da temperatura, a carga deve ser paletizada para que o ar circule por baixo, seja uniforme e cubra toda a superfície do piso. No caso de usar caixas, devem ter ventilação na forma de orifícios.

Não deve haver espaços entre as paletes, pois ocorreriam redemoinhos de ar nestes espaços e, portanto, o ar não circularia corretamente e, acima de tudo, nunca excederia a linha vermelha que determina o limite de altura da carga da câmara frigorífica. Este espaço deve ser deixado para que o ar possa circular.

4. Embalagem de mercadorias

Lembre-se de que o uso de embalagens ou caixas de plástico atua como uma barreira e impede a circulação de ar ao redor do produto, dificultando a troca de calor, de modo que o produto demore mais a atingir a temperatura correta.

Recomenda-se que, se forem usadas caixas, tenham ventilação na forma de orifícios.

5. Verificação do evaporador

As câmaras frigoríficas possuem um sistema de degelo para remover o gelo criado no evaporador. Se o evaporador estiver coberto de gelo, o ar não poderá circular e os produtos armazenados perderão gradualmente o frio.

Verifique se o evaporador não está coberto de gelo, basta procurar gelo na saída de ar frio na parte inferior. Se houver gelo, há um problema com o sistema de degelo, ele pode não funcionar ou pode ter-se formado muito gelo por deixar as portas do frigorífico abertas durante muito tempo.

6. Verificação da temperatura pelo menos duas vezes por dia

Se medir a temperatura da sala frigorífica pelo menos algumas vezes por dia, pode garantir que a cadeia de frio dos seus produtos não está afetada e poderá detetar muito mais cedo se houver algum problema com a temperatura. Desta forma, ganhará tempo para agir e a sua mercadoria ficará mais segura.

Não abra constantemente as portas da câmara frigorífica para medir a temperatura interna, pode consultá-la no painel de controlo localizado por fora.

Estas são algumas formas de garantir a manutenção da sua câmara frigorífica e assim mantê-la em boas condições.